- 20 de junho de 2022
- 0 comentários
Outubro rosa pet: câncer de mama em cadelas e gatas
Você sabia que existe uma campanha de prevenção de câncer de mama em cadelas e gatas chamada Outubro Rosa Pet? Assim como humanos, os animais também sofrem com o câncer e quanto mais cedo a detecção for feita, maiores as chances de recuperação.
Entenda mais sobre a doença e como é realizado o exame para detectar.
Como funciona o câncer de mama em animais?
A malignidade em câncer de mama em gatas é mais intensa que em cadelas, sendo que machos raramente têm câncer de mama, mas pode acontecer.
Apesar de haver uma crença popular de que a ração é uma das causadoras da doença, não há uma origem cientificamente comprovada. O que se sabe é que como poluição, predisposição genética, alimentação errada e até fumaça de cigarro aumenta a chance de o animal ter câncer de mama. Além, é claro, do uso de contraceptivos (hormônio para que cadelas e gatas não tenham cio) que trazem consequências terríveis para o surgimento de piometra e câncer de mama.
Como prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas?
A melhor forma de prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas é através da castração. A recomendação é realizar a cirurgia antes mesmo do primeiro ciclo, já que cai para 3 a 5% a chance de ter tumores de mama. Os hormônios durante o cio predispõe a ocorrência de pseudociese (gravidez psicológica) e as células da glândula mamária se sensibilizam aumentando demais a probabilidade de câncer de mama nesses casos.
Mesmo assim, nada é garantido, portanto o tutor deve criar uma rotina de palpar as mamas do pet, enquanto estiver relaxada. É preciso procurar por pequenas bolinhas (nódulos mais rígidos ou mais amolecidos) ou outras anormalidades. Caso seja encontrado qualquer sinal, o animal deve ser levado imediatamente ao veterinário. Recomendamos nesse momento, mexer nas patas, cauda, dorso, cabeça, pescoço, tórax procurando nódulos ou bolinhas que podem ser passíveis de investigação clínica.
Quais são os sintomas?
Entre os principais sintomas de câncer de mama em cadelas e gatas estão: caroços na região da mama, inchaço, dores e presenças de secreção, excesso de lambedura local (por dor ou por coceira na região).
Qual é o tratamento do câncer de mama em animais?
Os tumores nas mamas crescem muito rapidamente em gatas, já em cadelas pode permanecer do mesmo tamanho por anos e mesmo assim estar ¨espalhando¨ células tumorais por outros órgãos, chamados de metástase). Apesar de na maioria das vezes ser benigno em cadelas (extremamente difícil em gatas), não dá para contar com a sorte. Afinal, cresce e se não for retirado, há risco de metástase. Ou seja, a célula cancerígena pode se desenvolver em outra parte do organismo.
Sendo assim, logo que o tumor é identificado, será feita uma bateria de exames, como ultrassom de abdômen, raio-x de tórax e exames de sangue, que chama estadiamento oncológico e é o guia para os médicos identificarem se há metástase presente no organismo. Como tratamento, é feita a mastectomia, cirurgia em que a fêmea pode ter a retirada da cadeia mamária (unilateral) ou as duas cadeias (bilateral – total). Vale lembrar que quanto mais cedo for o diagnóstico, menos agressiva será a cirurgia.
Pode haver a necessidade de associar a cirurgia com remédios quimioterápicos. Os efeitos da quimio são bem diferentes que em seres humanos, e os animais costumam ficar muito bem com a quimioterapia. Muitas pessoas poupam seus animais de quimioterapia com medo dos efeitos colaterais por falta de conhecimento do processo, impedindo que o animal seja tratado e tenha cura do câncer.
Outubro Rosa Pet: como funciona?
Alguns centros médicos veterinários, como o Vitale, durante outubro, iniciam a campanha, chamada de Outubro Rosa Pet, para alertar os tutores sobre o perigo do câncer de mama, importância da castração e dos exames preventivos.
O maior desafio dos médicos com relação à castração é o medo de cirurgias por parte dos tutores, ou pelo fato de animais serem humanizados, sua natureza é constantemente comparada com humanos. Infelizmente o metabolismo, necessidades energéticas, hábitos, hormônios e ciclos hormonais por exemplo são completamente diferentes. A castração é um ato de amor e a melhor forma de prevenção de problemas reprodutivos como a piometra, mucometria, hemólise e tumores de ovário e de mama, todos com tratamento cirúrgico.
O Centro Médico Veterinário Vitale possui experiência nas mais diversas especialidades, como clínica de felinos, nefrologia, dermatologia, acupuntura, ortopedia, dermatologia e oncologia, exóticos, odontologia, oftalmologia, nutrologia, ortopedia, anestesiologia, . Aqui, seus animais domésticos e exóticos são tratados com todo o amor, carinho, qualidade e segurança.
Caso observe qualquer um dos sintomas de câncer de mama em cadelas e gatas, agende uma consulta para que os exames possam ser realizados.