- 24 de maio de 2022
- 0 comentários
Ultrassom em cachorros e gatos: como funciona?
O ultrassom em cachorro e gato é imprescindível para auxiliar no diagnóstico de diversas doenças. Avalia a morfologia dos órgãos (o formato deles normal ou anormal), como presença de massas, obstruções, conteúdos líquidos em vísceras e para acompanhar a gestação de fêmeas. Portanto, se o médico veterinário solicitar o exame, não se preocupe. Isso não significa que seu animalzinho tem algo grave.
Entenda mais sobre o como funciona o ultrassom, como é feita a preparação e como é realizado o procedimento.
Como funciona o aparelho de ultrassonografia?
O aparelho de ultrassonografia veterinária funciona de maneira parecida com o da medicina humana. É possível visualizar através dele todo o interior do corpo do pet, em um método indolor e não-invasivo.
É composto por uma transdutora que mostra a imagem obtida pela emissão de ondas sonoras e captação de ecos, ou seja, não é utilizada radiação.
Os laudos com direcionamento diagnóstico são rápidos, ou seja, proporcionam grande velocidade no tratamento de doenças.
Quando o ultrassom em cachorro e gato é indicado?
O médico veterinário fará o pedido para a ultrassonografia quando observar os seguintes sintomas:
- Suspeita de gravidez
- Perda de peso sem causa aparente
- Sensibilidade abdominal
- Dores
- Falta de apetite
- Abdômen inchado
- Vômitos ou diarreia constantes e sem motivos aparentes
- Dificuldade para fazer as necessidades fisiológicas
- Exame de sangue ou radiografias anormais
- Exames de rotina, check up
– Avaliação de idade gestacional além da morfologia dos fetos. Através do ultrassom, a avaliação de frequência cardíaca e movimentos do intestino podem mostrar o momento da mamãe grávida ser encaminhada para a cirurgia cesariana, no caso de falta de ocorrência de parto natural.
O ultrassom em cachorros e gatos é importante?
O ultrassom em cachorros e gatos é importante porque permite visualização de alterações morfológicas e/ou aumentos de volume nos órgãos que não podem ser vistos nos exames de raio X. Além disso, oferece diagnóstico precoce da gestação.
√ Não-invasivo
√ Indolor
√ Calmante, pois é como se fosse uma massagem no abdômen
“O veterinário pediu um ultrassom. Devo me preocupar?”
Se o veterinário do seu pet solicitou um ultrassom, não tenha medo. Esse exame é fundamental para o direcionamento do diagnóstico e para prescrição do melhor tratamento. O procedimento é feito de maneira tranquila, sem sedação e sem estresse para o animal.
A exceção é se o cachorro ou gato for agressivo ou morrem de medo do exame e se protegem com mordidas. Nestes casos, são indicados calmantes, com autorização prévia do tutor.
Como é feita a preparação para o ultrassom em cachorro e gato?
Para realizar ultrassom em cachorro e gato, é necessário realizar um preparo. Sendo assim, o animal precisa ficar 8 horas sem comer (jejum alimentar), a água deve continuar a ser fornecida e o tutor deverá evitar que urine por, pelo menos, uma hora antes do exame (a bexiga precisa estar cheia para avaliação da bexiga). Recomenda-se o uso de medicamentos que ajudem a eliminar o excesso de gases do intestino com início 24 horas antes do exame, que deve ser usado em casa por via oral.
Como é realizada a ultrassonografia em animais?
No exame de ultrassom, é utilizado um gel à base de água (não queima, não machuca, não pinta a cor do pelo) que retira qualquer vestígio de ar que possa haver entre a pele do animal e o transdutor. O intuito é garantir um diagnóstico mais preciso.
O cão ou gato é colocado de barriga para cima, depois virado para direita e então para a esquerda. O especialista medirá o tamanho dos órgãos e estruturas internas, observará a arquitetura do órgão avaliado e a vascularização do organismo, além de visibilizar as condições dos tecidos internos. Se o motivo do ultrassom foi gestação, será acompanhada a condição do feto.
A duração média é de trinta minutos.
Ultrassom em cachorros e gatos em Santos com o melhor preço
Se você é de Santos ou região e precisa realizar uma ultrassonografia no seu pet, conte com o Centro Médico Veterinário Vitale.
A equipe possui experiência nas mais diversas especialidades, como especialidade em felinos, odontologia, anestesiologia, oftalmologia, silvestres e exóticos, nutrologia, endocrinologia, acupuntura, ortopedia, dermatologia e oncologia, além de contar com toda a aparelhagem necessária para o fechamento de um diagnóstico preciso.
Aqui, seus animais domésticos e exóticos são tratados com todo o amor, carinho, qualidade e segurança.
O Vitale está localizado na Avenida dos Bancários, 06, na Ponta da Praia, em Santos. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (13) 3041-3490 ou Whatsapp (13) 98133-7753
- Realizamos atendimento de todas as especialidades, incluindo emergencial 24 horas por dia. Sigam no Facebook Vitale centro médico veterinário Instagram @vitalecmv
Escolha a melhor solução em ultrassonografia animal