Pulgas e carrapatos – proteja seu pet

proteção pulgas a carrapatos

Pulgas e carrapatos – proteja seu pet

Pulgas e carrapatos são muito comuns em cachorros e gatos. Entretanto, a presença desses seres, aparentemente indefesos, pode deixar o animal exposto a diversas doenças. Uma muito comum é a doença do carrapato, que pode causar anemia, fraqueza e perda de peso.

Se você quer proteger seu pet de pulgas e carrapatos, confira o post de hoje. Entenda com atenção o que pode fazer para acabar de uma vez por todas com essas “pragas” e garanta mais qualidade de vida para o seu amigão.

Entenda como agem as pulgas

As pulgas são parasitas minúsculos que se alimentam do sangue de outros seres, como cachorros e gatos. Apesar do tamanho, conseguem pular alturas de até 18 cm, o que facilita a infestação no pelo.

Através da picada, as pulgas causam coceira, perda de pelo por doenças de pele e infecções. Caso estejam presentes em grande quantidade, podem ser bem graves. E olha que nem é tão difícil isso acontecer. Fêmeas pulgas podem depositar até 50 ovos POR DIA no hospedeiro.

Acabar com esses animais não é fácil. Após a maturação, as larvas liberadas se adaptam facilmente em tapetes, sofás, caminhas… Portanto, só tirar no banho com shampoos e usar coleira não são o suficiente.

É normal o animal se coçar, mas é importante observar a frequência das coceiras. Caso seja em excesso, vale procurar nos pelos, já que pode indicar problemas maiores.

Doenças comuns: A DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas- pulgas e carrapatos), verminoses, bactérias e anemia.

Entenda como agem os carrapatos

O carrapato é um parasita muito comum que também se alimenta de sangue. Também são extremamente adaptáveis e podem ficar meses sem alimentação.

Uma fêmea pode botar até 3 mil ovos de uma vez. E pelo perfil de “andar” de um hospedeiro para outro, a transmissão é potencializada e até mesmo seres humanos podem “virar comida de carrapato”..

Carrapatos transmitem doenças ao pet e ao tutor. Conheça algumas das mais comuns:

 

Erliquiose

A erliquiose é a doença transmitida por carrapatos mais comum em cães. É causada através da bactéria transmitida pela picada do carrapato, levando a alterações das células do sangue, podendo causar anemia, plaquetas baixas, comprometimento sério imunológico, doenças nos rins como glomerulonefrite, alterações em fígado e baço com muitas dores na barriga. Entre os sintomas, podem aparecer: sangramentos pelo nariz ou em locais como o olho e na pele (caracterizado por pontinhos vermelhos conhecidos como petéquias), diarreia e vômito com ou sem sangue, a pele pode ficar amarelada de um dia para o outro.emagrecimento, falta de apetite, cansaço e febre.

A doença pode surgir após muito tempo após a picada do carrapato, até anos depois.

Babesiose

A babesiose tem como agente causador a Babesia canis, um protozoário que destrói os glóbulos vermelhos, resultando em anemia severa. Com isso, o animal pode sofrer com fraqueza, cansaço e falta de ar, além de mucosas pálidas ou amareladas, febre, falta de apetite, perda de peso e aumento de volume abdominal, convulsões frequentes.

Dependendo da gravidade, há comprometimento de rins e fígado.

 

Qual é o período de maior reprodução de pulgas e carrapatos?

Em geral, durante o verão. Pulgas e carrapatos AMAM calor, por isso o cuidado deve ser redobrado nesta época do ano.

Como acabar de vez com pulgas e carrapatos?

A prevenção é a melhor forma de não precisar lidar com pulgas e carrapatos. O comprimido é um dos mais indicados. A duração é de um a três meses, dependendo do comprimido. Além de manter esses parasitas bem longe, caso o animal já esteja com infestação, o remédio ajuda a eliminar.

O que fazer em caso de infestação?

Caso você note alguns dos sintomas descritos ou, durante uma inspeção no pelo do animal encontre pulgas e carrapatos, procure auxílio de um médico veterinário.

Baseado no estilo de vida do pet, o profissional deverá indicar o melhor tratamento, de maneira que elimine os parasitas do ambiente também.

O Centro Médico Veterinário Vitale 24 horas possui experiência nas mais diversas especialidades, incluindo profissionais preparados para lidar com infestações e demais doenças resultantes de contato com pulgas e carrapatos.

O Vitale está localizado na Avenida dos Bancários, 06, na Ponta da Praia, em Santos. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (13) 3041-3490 ou Whatsapp (13) 98133-7753. Realizamos atendimento de todas as especialidades, incluindo emergencial 24 horas por dia.

Nos siga Facebook Vitale Centro Médico Veterinário e no Instagram @vitalecm

Agende agora sua consulta

Deixe seu comentário