Comida caseira para cães ou ração: qual é a melhor escolha?

comida caseira natural cachorros

Comida caseira para cães ou ração: qual é a melhor escolha?

Há um crescimento significativo quanto a tutores que oferecem a seus cães comida caseira. Mas afinal, essa é uma boa ideia? Voltando no tempo, na época em que todos os cães comiam os restos de comida de seus tutores, a mesma época em que os cães viviam somente em quintais e não tinham acesso dentro de casa, isso tudo mudou né?

A ração surgiu quando as mulheres não eram mais somente donas de casa, as famílias passaram a comer na rua, e o cãozinho, vai comer o que? No início não tinha muita preocupação com valor nutricional, as rações eram muito pobres nutricionalmente, mas isso mudou, e muito! Hoje as empresas de alimento comercial enxergam o pet como membro da família e daí surgiu a preocupação em nutrir, em trazer saúde, e as rações passaram a ter melhores ingredientes, suplementação, e categorias “Standard, premium, super-premium e medicamentosas” classificadas de acordo com a qualidade dos ingredientes, suplementação e benefícios que trazem. Com isso os cães passaram a não ter mais doenças por falta de nutrientes como acontecia quando eles comiam restos de comida, muitos cães tinham problemas ósseos por falta de cálcio ou tinham pancreatite por excesso de gordura, restos de comida não é indicado, nunca!

E onde entra a comida caseira? Com o pet saindo do quintal e indo dormir nas nossas camas, se tornando um membro da família, a preocupação com a alimentação não podia ficar para trás. Afinal, posso dar comida para meu cãozinho? Vai fazer bem para ele? Sim! Se essa alimentação for indicada e prescrita por um profissional da área. A comida caseira desbalanceada traz muito prejuízo para a saúde do pet. Só o profissional vai saber o que colocar no pratinho dele e ainda quais as vitaminas e minerais vão ficar faltando para ser suplementado, isso quer dizer o que? Que somente a comida não é suficiente para suprir tudo que seu cãozinho precisa, assim como a ração também é um alimento suplementado.

 

E quais os benefícios da comida caseira para cães?

Mais umidade: Mais de 80 % da comida caseira é composta de água, com isso o pet fica muito mais hidratado e os rins agradecem

Mais palatabilidade: Muito mais sabor, carne de verdade, eles amam!!!!

Mais variedade: Com um cardápio bacana você consegue variar na oferta do alimento e sair da monotonia alimentar

Disponibilidade de nutrientes: As vitaminas e minerais em sua forma natural são melhores absorvidas pelo organismo

Escolha dos ingredientes: Quando você faz a comida de seu cãozinho você seleciona o que comprar e sabe exatamente o que ele está comendo

Suplementação: a quantidade de vitaminas e minerais são exatamente aquelas que ele precisa, nem mais nem menos, evitando as hipo e hipervitaminoses. 

Adequação a época de vida: A dieta e suplementação pode ser adequada ao que ele está passando no momento, como: Alguma doença em curso, envelhecimento, crescimento, pós cirurgia e outras mais

 

Quanto custa a alimentação natural?

Não há uma resposta muito precisa para essa pergunta. Tudo depende de quem vai cozinhar (se vai comprar ou fazer) hoje tem empresas que seguem exatamente a receita prescrita do médico veterinário; o custo dos ingredientes na cidade em que reside; o tipo de proteína que será oferecido.

Em geral, o custo costuma ser o mesmo ou superior, caso comparado a ração super premium ou medicamentosa. 

 

Mas afinal, qual é a melhor?

Tudo depende da rotina do tutor. A disponibilidade em comprar, cozinhar, armazenar. Não adianta escolher a alimentação caseira se não seguir a dieta prescrita e não realizar a suplementação indicada, pois o animal terá deficiência de componentes essenciais para o funcionamento do organismo. Se a escolha for pela ração comercial, pergunte ao seu médico veterinário qual a melhor indicação para seu pet, leia o rótulo, veja a composição, tire suas dúvidas, lembre que esse alimento está nutrindo seu cãozinho. 

 Hoje em dia, estamos em uma fase em que todo mundo se preocupa muito com a própria alimentação e busca fazer melhores escolhas. Que o mesmo seja aplicado ao filho de quatro patas!

Ah, e não esqueça de sempre manter água à vontade para manter a hidratação em dia e de preferência ofereça água filtrada do que da torneira.

E se optar pela alimentação natural… o que fazer?

 

Caso, depois desse artigo, você tenha vontade de oferecer comida caseira para seu cãozinho, marque consulta com um veterinário da área de nutrição.

Esse médico veterinário pedirá um check-up para entender se está tudo ok com a saúde e então mapear as quantidades de cada alimento no dia a dia do pet.

Deixe seu comentário