Cardiologia Veterinária

Problemas cardiológicos são solucionados rapidamente se detectados de forma precoce, por isso é fundamental o excelente atendimento do clínico geral.

cardio vet

O cardiologista veterinário é responsável pelo diagnóstico e tratamento das cardiopatias dos pets. Normalmente a visita ao cardiologista veterinário acontece depois que o clínico geral avalia e encaminha o paciente para essa especialidade.

– Seu cachorro tosse com frequência?
– Na hora de comer a tosse se intensifica e às vezes de tanto tossir, chega a ficar com a língua roxa?
– Dificuldade pra dormir? Deita e levanta, anda pela casa e parece que não encontra posição confortável? -Depois do banho e/ou tosa se mostra mais cansado que o normal e passa horas dormindo quando volta do pet shop?
– Já desmaiou de repente?
– Escolhe comida?
– Ele está mais magro e com a barriga está mais inchada?
– Ele não faz a mesma festa quando você chega em casa? Demonstram pouco interesse em passeios, querem voltar logo pra casa?

Esses sintomas não são de velhice, e muito provavelmente estamos falando de doença cardíaca. Se um ou desses sinais (ou mias de um) está acontecendo com seu pet, nós temos a solução para todos eles.

O mais comum é identificamos esses sinais em idoso porem se seu filhote é quieto, tem algo muito errado, eles são muito, mas muito ativos mesmo!

E a respiração?

Sinais de problemas cardíacos são detectados em pets mais ofegantes o tempo todo, independente do verão (é natural que os pets fiquem um pouco ofegantes em épocas quentes, por causa do calor).

Beber água pode ser um momento difícil para os cardiopatas, pois como tem muita dificuldade pra respirar, ou bebem ou respiram. Quando ele chega no potinho de água, eles bebem muitaaaaa água. Eles sabem que pra chegar até lá de novo vai ser bastante cansativo.

A boa notícia, neste caso, é que o diagnóstico e o tratamento são possíveis e os resultados são vistos rapidamente. Eles voltam a brincar, comer melhor, se interessam em interagir mais, dormem muito melhor. Se você é a pessoa que quer que seu pet se sinta melhor rapidamente, nós podemos te ajudar e temos a solução para ele e sua família.

Sinais de doenças cardiológicas em pets

Agende sua consulta com nossos especialistas em cardiologia veterinária

Dúvidas frequentes sobre cardiologia veterinária

Sim. Algumas raças têm predisposição para cardiopatias geneticamente, sendo Cavalier, Dachshund, Poodle, Boxer, Bulldogues. Tais alterações podem ter início quando mais idosos, na fase adulta ou até mesmo ainda quando jovens. Além desses, cães de pequeno porte normalmente com mais idade também apresentam cardiopatia em algum momento, como Maltês, Shih tzu, Yorkshire, Schnauzer.
Qual a solução?
Cardiopatias tem tratamento e os pacientes vivem muito bem se cuidados.
Todo e qualquer tratamento depende do tripé: orientação médica correta, dedicação da família e o organismo do pet. Se uma dessas bases falhar, o tratamento não tem sucesso!
O cheque up anual proporciona diagnóstico precoce e evolução lenta da doenças, além disso diminuem intensamente situações de urgência e emergência.
O Vitale CMV conta com equipe de clínicos gerais e cardiologistas para diagnóstico precoce e tratamento das cardiopatias de cães e gatos como cardiomiopatia hipertrófica, dilatada, restrititva; insuficiência cardíaca mitral e ou tricúspide, pulmonar, aórtica; hipertensão pulmonar, entre outros. Alem disso doenças hormonais e renais predispõem mais rapidamente e como sequela, doenças cardíacas.
Recomendamos que pacientes cardiopatas, nefropatas, endocrinopatas, oncológicos (com ou sem quimioterapia) tenham cardiologistas veterinários acompanhando a evolução do pet, conjuntamente com as outras comorbidades
Sinais de problemas cardíacos podem ser observados também quando eles se tornam mais ofegantes durante outras estações que não mais o verão (já que é natural que o pets fiquem um pouco ofegantes em épocas quentes, por causa do calor) e, de qualquer modo pioram muito mas muito mesmo no calorão.
Beber água também se torna uma tarefa árdua para os bichinhos nos dias mais quentes, já que as caminhadas parecem muito mais longas, assim quando chegam em casa bebem muita água, pois eles sabem que pra chegar até lá de novo vai ser bastante cansativo, além de ser um desafio maior beber água pois tossem muito (já que eles precisam respirar OU beber água).
A boa notícia, neste caso, é que esses sinais todos são facilmente perceptíveis em exame clínico e que todos eles podem ter uma melhora significativa com o tratamento. Evidentemente quanto mais cedo o diagnóstico, maior a qualidade de vida. Com o tratamento eles voltam a brincar, comem e bebem água melhor, passeiam melhor e dormem muito melhor.
A avaliação cardiológica é fundamental como exame pré-operatório, sendo o eletrocardiograma (ECG) e o ecodopplercardiograma os exames solicitados na rotina cirúrgica.
O ECG é indicado para diagnóstico de arritmias, bloqueios atrioventriculares (BAV), bloqueios de ramos, ritmos juncionais e extrassístoles entre outras alterações.
O eletrocardiograma é parte do preparo do plano cirúrgico e pré anestésico do paciente cirúrgico.
A avaliação de pressão arterial deve ser realizada pelo clínico geral em consultório, porém também faz parte de exame cardiológico, colaborando para diagnóstico de repercussão hemodinâmica.
A equipe do Vitale ressalta a ética profissional, mantendo equipe multidisciplinar, especializada e conta com junta médica, proporcionando a realização de diagnósticos e tratamentos de forma rápida, eficaz, segura e tecnológica.

Veterinários

Conheça os médicos veterinários que fazem parte da equipe do Vitale CMV

Emergências 24h

Entre em contato conosco a qualquer momento. 24h por dia, 7 dias por semana.