Especialidades

Conte com resultados seguros e atendimento diferenciado.

Ver lista

Cirurgias

O Vitale|CMV conta com equipe especializada em cirurgias de cães, gatos e silvestres, alem da infraestrutura completa para realizar as mais complexas cirurgias.

Cirurgias abdominais, ortopédicas, oftalmológicas, oncológicas, odontológicas e buco maxilares, tórax, pele entre outras das mais variadas modalidades são realizadas em bloco cirúrgico equipado e completo e anestesia inalatória.

O bloco cirúrgico do Vitale|CMV é equipado com aparelhos de anestesia de última geração, monitores cardíacos, oximetria, monitores multiparamétricos que mensuram pressão arterial invasiva e não invasiva, eletrocardiograma, capnografia, alem de microscópio oftalmológico, bisturi elétrico, material para cirurgia ortopédica.

Para o sucesso cirúrgico, a equipe multidisciplinar garante a qualidade e segurança do procedimentos pós operatórios no ambiente de internação e terapia semi intensiva complementam a infraestrutura. O paciente tem alta com parâmetros estáveis e total conforto com controle de dor. O monitoramento do paciente em ambiente de internação é realizado em tempo integral.

Todo e qualquer paciente deve realizar exames pré operatórios, de acordo com cada quadro clínico, sendo fundamental para o planejamento cirúrgico.

O Vitale|CMV preserva a ética profissional e comprometimento com todos os pacientes e familiares. É fundamental que a avaliação pré operatória seja realizada por profissionais especialiazados.

Agende sua consulta!

Acupuntura e Medicina Chinesa


Dra. Bruna Novo acupunturista

O Vitale|CMV conta com o atendimento de especializado em acupuntura para cães e gatos. A especialidade é realizada pela Dra. Bruna Novo, que vem complementando a medicina tradicional, com todo o benefício da acupuntura.

A acupuntura diminui a quantidade de medicamentos, aumenta qualidade de vida, otimizando sobrevida dos pacientes, proporciona maior conforto para pacientes portadores de discopatias (doenças crônico degenerativas em em coluna e osteo-articulares).

Animais nefropatas, portadores de doenças metabólicas, neurológicas, demência ou síndrome cognitiva entre outras enfermidades, se beneficiam com a acupuntura. A melhora é progressiva, extremamente importante para o organismo como um todo.

Para a realização do procedimento, é importante aliar a clínica do paciente com a medicina chinesa e a interatividade de toda equipe é um dos pilares do Vitale|CMV, onde todos estão integrados em benefício do pet.

Agende sua consulta!

Auxiliares Veterinários

O Vitale|CMV conta com equipe de auxiliares que são sensacionais. Quem já teve oportunidade de conhecer nossas queridas enfermeiras Heloisa, Silmara e Stefanie sabem do que estamos falando.

Todo o cuidado com pacientes internados ou em pós operatório, aferição de parâmetros, confiança absoluta em todos os procedimentos realizados, alimentação espontânea ou por via sonda, o conforto do paciente com controle do temperatura de ambiente de internação, acolchoados, medicações realizadas no horário com doses e vias corretas de administração, de acordo com os protocolos do Vitale|CMV  seguidos com amor e dedicação.

Agende sua consulta!

Anestesia



Dr. Luciano Cacciari

O Vitale | CMV conta com um setor de anestesiologia altamente qualificado para a realização dos mais diversos procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais, chefiado pelo Dr. Luciano Cacciari. De modo geral, toda anestesia deve seguir um planejamento completo, individualizando os protocolos desde os procedimentos mais simples até os mais complexos; e isso só é possível com uma equipe anestésica experiente e capacitada.

O crescimento da Medicina Veterinária nas últimas décadas fez com que a evolução da especialidade tornasse os procedimentos cada vez mais seguros, priorizando o controle de dor efetivo, reduzindo complicações pós-operatórias, instabilidades hemodinâmicas, sequelas cardiovasculares, entre outras.

O controle da dor em procedimentos cirúrgicos contam com uma ampla estratégia analgésica, para que nossos pacientes tenham bem estar e melhor qualidade de vida. Dentre diversas abordagens, os bloqueios regionais tem grande destaque, visto que muitos estudos têm demonstrado resultados importantes no controle de dor perioperatória, redução de anestésicos gerais, além de proporcionar recuperação precoce dos pacientes.

Os bloqueios locais são realizados com frequência na rotina anestésica. Atualmente o auxílio de equipamentos como a ultrassonografia melhoram a orientação e sua efetividade. Assim, esses bloqueios utilizados de forma segura se encaixam em diversos procedimentos; como por exemplo, em cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, oncológicas e diversas outras.

O Vitale|CMV recomenda a avaliação clínica e laboratorial dos pacientes previamente ao ato anestésico.

O Vitale CMV preserva a ética profissional e comprometimento com todos os pacientes e familiares. É fundamental que a anestesiologia seja realizada por especialista.

Agende sua consulta!

Cardiologia


Dra. Jessica Pratta

Seu cachorro tosse? Sintoma extremamente comum em cães cardiopatas é aquela ¨tossezinha¨ discreta que acontece só de vez em quando. Na maioria dos casos de cardiopatia, o diagnóstico é realizada na emergência diante de edema pulmonar cardiogênico grave.

Sinais discretos como tosse, cansaço, dorme mais que o normal, apetite seletivo, não faz mais questão de passear como ante, pede pra voltar pra casa antes do habitual, língua mais avermelhada (cor de vinho), lilás ou roxa são sinais de alterações cardiológicas.

O Vitale | CMV conta com equipe de cardiologistas para tratamentos das cardiopatias de cães e gatos como cardiomiopatia dilatada, insuficiência cardíaca mitral, tricúspide, pulmonar, aórtica, hipertensão pulmonar.

Doenças hormonais configuram com muita frequência alterações cardiológicas concomitantes, assim como alguns tumores, além das alterações cardiológicas primárias.

A avaliação cardiológica é fundamental como exame pré operatório, sendo o eletrocardiograma e/ ou o ecodopplercardiograma os exames solicitados, dependendo da condição clínica do paciente e indicação cirúrgica.

O paciente cardiopata, nefropata, endocrinopata, oncológico com ou sem quimioterapia tem indicação sumária de ter acompanhamento cardiológico conjuntamente com as outras comorbidades.

Eletrocardiograma
Avalia condução elétrica do coração graficamente.O exame é indicado para: arritmias, bloqueios atrioventriculares (BAV), bloqueios de ramos, ritmos juncionais e extrassistolias
O eletrocardiograma é parte do preparo do plano anestésico do paciente cirúrgico. Na presença de uma das alterações acima citadas, o protocolo anestésico deve ser ajustado, por especialistas.

Ecodopplercardiograma
O ecodopplercardiograma avalia funcionamento morfológico e estruturais das valvas e câmaras cardíacas (insuficiências e estenoses), pericárdio e efusões. É um ultrassom do coração, permitindo de forma avançada avaliar os movimentos e fluxo sanguíneo do coração, assim como permite em alguns casos diagnosticar a presença de massas (tumores) em torax e trombos no coração e vasos adjacentes.

O ecodopplercardiograma é fundamental para estadiamento de cardiopatias e repercussões hemodinâmicas causadas de forma primária ou secundária, assim como para acompanhamento da evolução das afecções ou eficácia de tratamento.

Pressão arterial
A avaliação de pressão arterial deve ser realizada pelo clínico geral em consultório, porem tambem faz parte de exame cardiológico, colaborando para diagnóstico de repercussão hemodinâmica.

A equipe do Vitale|CMV ressalta a ética profissional, mantendo equipe multidisciplinar, especializada e conta com junta médica, proporcionando a realização de diagnósticos e tratamentos de forma rápida, eficaz, segura e tecnológica.

Agende sua consulta!

Dermatologia

O Vitale|CMV realiza diagnósticos das mais variadas dermatopatias. As alergias alimentares, ambientais, a picadas de pulgas, carrapatos (entre outros), sarnas, fungos, farmacodermias, doenças hormonais (endócrinas), metabólicas, oncológicas, alopecias (quedas de pêlos) causadoras de lesões dermatológicas, etc; vem ganhando proporção importante na rotina de cães, gatos e silvestres.

Exames como: raspados de pele, culturas, biópsias, citologias das mais diversas, painel alérgico ambiental e alimentar são realizadas no Vitale.

Doenças hormonais como o hiperadrenocorticismo (HAC) ou o hipotireoidismo, apresentam alterações dermatológicas associadas e não é incomum o tratamento ser concomitante.

É possível que animais saudáveis comecem a ter prurido ou coceira intensa sem nada de diferente na vida dele, em fase adulta, meia idade ou idosos. As alergias não tem o momento certo para aparecerem, e podem ser de causas diversas únicas ou associadas.

As dermatopatias podem também estar associadas a intolerâncias alimentares, extremamente comum, podendo estar relacionada com síndrome do intestino irritado ou doença intestinal inflamatória.

O Vitale|CMV preserva a ética profissional e comprometimento com todos os pacientes e familiares. A dermatologia, não raramente está vinculada a outras especialidades e a clínico geral.

Agende sua consulta!

Equipe Clínica Geral

O Vitale|CMV conta com equipe clínica e emergencistas, realizados por Dr. Felipe Loyo e Dra. Jaqueline Azevedo.

O Vitale|CMV  apresenta infraestrutura de ponta aliado com qualificação profissional. O diferencial de toda a equipe são o zelo e carinho com pacientes e tutores durante todo o diagnóstico e tratamento.

Todo paciente em tratamento endócrino, cardiológico, nefro, odontológico, oncológico, oftalmológico, pós operatório, ortopédico, nutricional, metabólico, geriátrico ou neonato necessita do clínico geral para unificar o paciente. A realização de controle hemodinâmico é fundamental para o sucesso terapêutico em todos os sentidos.

A aferição de pressão arterial em consultório na clínica médica, mesmo com paciente saudável é rotina no Vitale|CMV, não dependendo de exames cardiológicos para detecção de hipertensão ou hipotensão.

A nefroproteção deve ser realizada acompanhada de todo e qualquer tratamento que implique em uso contínuo de medicamentos.

Temos orgulho do reconhecimento do trabalho da equipe clínica que realiza trabalho exemplar, focados em salvar vidas, sempre com extremo respeito ao paciente.

A avaliação de exames laboratoriais seriados, acompanhados de evolução clínica é o papel do clínico geral, sendo o profissional que avalia o paciente como um todo.

O Vitale|CMV tem como responsabilidade preservar a ética profissional e o comprometimento com todos os pacientes e familiares, sendo assim, entendemos que é fundamental uma equipe especializada, em todos os momentos.

Agende sua consulta!

Medicina Felina

Dra. Antonella Chiaratti

O Vitale|CMV conta com a Dra. Antonella Chiaratti, na equipe de especialistas em clínica médica e cirurgia de felinos. A medicina felina é uma ciência a parte, onde a habilidade e respeito pelas particularidades da espécie é fundamental. Desde a emergência até os pacientes mais críticos, são o nosso dia a dia, independente da apresentação do quadro clínico do felino.

Respeitar o comportamento do felino, impacta no atendimento do mesmo. O gato domesticado tem pouco hábito de frequentar clinicas e hospitais. Sair de casa, para ir a um lugar desconhecido deve ser algo prazeroso e não angustiante para o gato e principalmente para o tutor.

Na natureza, o felídeo que mostra sintomas de doenças, vira presa de outros carnívoros, sendo assim instintivamente o felídeo esconde os sintomas das doenças.  O tutor precisa estar atento em sintomas e sinais que o gato demonstra para diminuir a evolução de doenças crônicas e silenciosas.

O maior foco em medicina felina é a prevenção e diagnósticos precoces. Tutores devem ser orientados a realizar exames simples desde filhotes principalmente para as doenças de trato urinário, doenças renais (antigamente conhecidas como insuficiência renal), e suas variáveis como glomerulonefrites, pielonefrites, quadros obstrutivos, cistites intersticiais.

Doenças intestinais como tríades, síndrome do intestino irritado ou inflamatório, intolerâncias alimentares, linfomas são comuns e pouco diagnosticadas, implicando no gato com vômitos frequentes, diarreias, obstipações, constipações, obstruções intestinais, evoluções indesejadas sistêmicas, comprometimento hemodinâmico, anemias e sepse.

A equipe do Vitale|CMV é multidisciplinar e em junta médica consegue realizar diagnósticos e tratamentos dos mais diversos possíveis em medicina felina, na luta pela vida.

Agende sua consulta!

Nefrologia


Dra. Antonella Chiaratti

O Vitale|CMV realiza atendimento direcionado para os rins em toda e qualquer situação. A Dra. Antonella Chiaratti e equipe sempre focam nos rins para o tratamento de qualquer patologia iminente, pois do que adianta uma pele bem tratada e os rins doentes?

O paciente alérgico, ou com fratura, ou com febre, entre todas as outras alterações fatalmente está sem se alimentar e beber água de forma adequada, muitas vezes por dia. Tais sintomas podem ainda estarem acompanhados de vomito e diarreia, o que implica em maior perda de água e eletrólitos, comprometendo ainda mais os rins.

A função renal é importante, até mesmo para a aplicação de uma vacina, ou seja, se o paciente está com sinais de vomito ou com uma simples alergia, ele não tem indicação nenhuma de ser vacinado (qualquer vacina), pois entre outras complicações, ele ainda pode ter comprometimento dos rins.

A nefroproteção deve ser realizada desde o pré-operatório até os tratamentos de doenças renais mais graves e crônicas, independente da origem primária do quadro clinico ser renal.

Pacientes nefropatas sofrem de desidratação e desnutrição, o que compromete o organismo e hemodinâmica como um todo, de forma grave, sendo essas as causas mais comuns de óbito.

Pacientes renais crônicos apresentam fraqueza muscular, hipocalemia, hiperfosfatemia, hipoalbinemia, anemias, inflamações gastrointestinais, convulsões, emagrecimento progressivo, falta de apetite, vômitos, diarreias, odor fétido na boca (halitose), dependendo da fase em que se encontra da doença. A doença renal crônica tem tratamento e quanto antes diagnosticada, melhores as condições de recuperação.

Pressão arterial + proteinúria
Sempre seguindo publicações científicas e guidelines, realizamos tratamento de acordo com o estadiamento nefro (classificação IRIS), seguindo as normas e padrões internacionais de tratamento. Cada estágio da doença, implica em tratamentos específicos, exames, terapias, dieta específica, impactando diretamente na qualidade de vida do paciente. O acompanhamento das doenças renais também é realizado no Vitale| CMV. Realizamos exames laboratoriais e de imagem que estadiam a doença renal, aliados aos tutores que colaboram com a prevenção assim como o tratamento renal.

O Vitale|CMV preserva a ética e transparência com pacientes e tutores em todos os pacientes. A nefroproteção deve fazer parte de toda a vida do paciente, o diagnóstico precoce faz toda a diferença, e o melhor: o tratamento é possível e garante sobrevida com qualidade.

Agende sua consulta!

Nutrição


Dra. Aline Malta.

O Vitale|CMV conta com o setor de nutrologia, realizado pela Dra. Aline Malta. A nutrologia funcional trabalha com valores ideais de Proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, tudo de forma individualizada (ou seja cada paciente é único e tem exigências diferenciadas), sem riscos de sobrecargas, hipervitaminoses (excesso de vitaminas) ou hipovitaminoses (falta de vitaminas).

O uso de nutracêuticos que é derivado da junção de “Nutriente” + “Farmacêuticos”, pois os nutrientes têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças.

Com a nutrição funcional conseguimos modular o sistema fisiológico dos pacientes, isso quer dizer que conseguimos evitar que doenças apareçam ou melhorar a qualidade de vida naqueles que tem a doença em curso.

A manutenção da saúde de animais saudáveis, com melhora da energia, melhora da ingestão hídrica (aumentando quantidade de água ingerida diariamente) e da saúde intestinal, de forma individualizada

Com a dieta personalizada conseguimos adequar o cardápio, para que este seja mais palatável (saboroso) ao gosto do paciente, evitando assim a monotomia na alimentação.

Aqueles tutores que não abrem mão da praticidade da ração, indicamos a escolha da mais adequada para cada paciente, realizando avaliação dos valores nutricionais da marca oferecida, calculamos a quantidade ideal e formulamos suplementação caso seja necessário.

Para pets e tutores que priorizam a ração comercial porem necessita de comida caseira agregada,  o balanço ideal do que pode ser misturado e quanto, para assim evitar sobrecargas no organismo.

Pacientes em pós operatório, ou em tratamentos de doenças renais, oncológicas, sarcopenia (perda de massa corporal, emagrecimento, comum no idoso, nefropata, cardiopata e em casos de câncer com ou sem quimioterapia), apresentam de forma geral intolerâncias por alguns alimentos (comercias ou caseiros), enjôos, escolhem comida e mesmo assim comem pouco diante da necessidade. Nesses casos, para não comprometer o organismo com falta de ingestão de calorias, proteínas, fundamentais para o funcionamento do intestino e assim evitar perdas celulares, e aumentar risco de sepse, a prescrição deve ser de acordo com cada patologia /paciente, idade, nível de atividade e consumo de energia de cada organismo.

As dietas de manutenção são realizadas em qualquer paciente e quadro clínico como: diabetes, obesidade, hiperadrenocorticismo (HAC), cardiopatias, pancreatite, gastrite ou gastroenterite, apetite seletivo, doença renal, distúrbios mineiras como cálcio e fósforo, hipersensibilidade alimentar, dieta cetogênica, doenças intestinais, dieta para paciente oncológico, alergias alimentares, felinos em geral.

O Vitale|CMV conta com equipe altamente capacitada para atender o seu Pet e proporcionar o conforto que ele merece!

Agende sua consulta!

Odontologia

O Vitale|CMV conta com odontologista veterinária especializada, Dra. Fernanda Dias Barros, altamente qualificada para diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças buco maxilares em cães e gatos.

A doença periodontal acomete mais de 80% dos pets, com sinais clínicos silenciosos e progressivos, que acometem todas as estruturas que sustentam os dentes (gengiva, ligamento periodontal, osso alveolar).

Em casos avançados evolui para a perda dos elementos dentários,  fratura patológica de mandíbula,  alterações oftálmicas (extremamente comum na rotina oftalmológica, pacientes serem diagnosticados com fístula oro-nasal) entre outras sequelas.

Animais com doença periodontal podem apresentar além do mal hálito, emagrecimento,  dificuldade para se alimentar, aftas, aumento de volume facial, sangramento oral, corrimento nasal.

Muitas pessoas associam a idade avançada de seu animal com a perda dos dentes, quando na verdade, essa perda é ocasionada por doença periodontal em estágio avançado e não porque o animal ¨já é idoso”, ou seja, a pera dos dentes não deve ocorrer se a saúde oral for tratada no momento certo.

Desde filhote, durante ou até a fase de troca dos dentes de leite já se aconselha procurar o dentista veterinário,  pois ele será o profissional capacitado para avaliar e corrigir possíveis erros de oclusão (mordida), persistência dos dentes de leite (dentição dupla), alem da orientação sobre a forma correta de escovação.

Na fase adulta as visitas devem ser periódicas, alem disso os pacientes cardiopatas, nefropatas e endocrinopatas exigem maior cuidado e manutenção da saúde oral.

Esses pacientes em especial, podem sofrer maiores sequelas de infecções / inflamações devido lesões em cavidade oral.

Devemos lembrar que a saúde começa pela boca e esta não está separada do resto do corpo, por isso a importância da manutenção da higiene oral.

A odontologia veterinária realiza, não só o tratamento periodontal, como também outros tipos de tratamentos, dentre eles o tratamento de canal (em casos de fraturas dentárias) , o tratamento ortodôntico (para alterações de mordida) e cirurgias buco maxilares (fraturas e neoplasias).

O raio X intra oral é realizado em bloco cirúrgico, com paciente sedado para avaliações mandibulares e maxilares com presença de infecções, fraturas e lises ósseas, sendo fundamental para o tratamento correto das afecções.

Todo tratamento odontológico deve ser realizado com o paciente sob anestesia geral e inalatória, ou seja, sob a supervisão de um anestesista e em centro cirúrgico aparelhado.

Procedimentos realizados sem anestesia ou ” sedação” são contra indicados pela Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV); portanto, procure sempre um especialista.

O Vitale|CMV conta com equipe especializada em todas as áreas para atender você e seu animal.

Agende sua consulta!

Oftalmologia

O Vitale|CMV realiza atendimento em oftalmologia. A especialidade é realizada pelas Dra. Adriana Cabral de Castro, Carolina Caldas de Matos e Rachel C. R. Carazzatto. Os olhos são praticamente sentinela de todas as doenças do organismo. Além das doenças primárias oftalmológicas como glaucoma, triquíase, distiquíase, úlcera de córnea, protrusão da glândula da terceira pálpebra (cherry eye), entrópio, ectrópio, ceratoconjuntivite seca (KCS); os olhos mostram muitas vezes de forma precoce sinais de doenças sistêmicas.

Inevitavelmente o paciente renal em algum momento apresenta hipertensão ocular; o paciente diabético apresenta catarata, o paciente com doenças infecciosas como a doença do carrapato (Erlichia, Babesia, Anaplasma) apresenta uveíte (doença que ataca a úvea ou partes como íris,corpo ciliar etc), o gato com rinotraquíte (doença do trato respiratório) e outras doenças infecciosas apresenta blefarite (inflamação das pálpebras), úlcera, secreções oculares, irritações.

As afecções oftalmológicas podem se apresentar de forma uni ou bilateral, de acordo com cada patologia. As doenças oculares compreendem tratamentos clínicos e/ou cirúrgicos.  

A oftalmologia, não raramente é a portadora do paciente para a clínica médica, mais uma vez destacando os olhos como órgão de lesão primária. As doenças oculares compreendem tratamentos clínicos e/ou cirúrgicos. O Vitale|CMV conta com infraestrutura completa para todas as situações, incluindo cirurgias microscópicas e de alta complexidade oftalmológica.

A avaliação oftalmológica compreende avaliação da produção e qualidade do filme lacrimal (lágrima) através do teste de Schirmer; fundoscopia de olho com equipamentos específicos, realizada com foco de luz específico, e lente de Wolk, avaliação de triquíase e distiquíase, câmara anterior da córnea e todo segmento anterior do olho através da lâmpada de fenda; tonometria para aferição da pressão intraocular, teste de obstáculos par avaliação de acuidade visual.

O Vitale|CMV preserva a ética profissional e comprometimento com todos os pacientes e familiares. É fundamental que a avaliação oftalmológica, assim como diagnóstico e tratamento sejam realizados por um profissional especializado na área.

Agende sua consulta!

Ortopedia


Dra. Lais Sousa

O Vitale|CMV realiza atendimento clinico e cirúrgico ortopédico, sob responsabilidade da Dra. Lais Sousa, que tambem atua como cirurgiã do hospital veterinário da Universidade Unimes.

Acompanhamento pré, trans e realização de Radiografia Digital no pós operatório imediato ou no tratamento clínico são realizados periodicamente.

As fraturas são comumente diagnosticadas em cães de raças pequenas que se jogam do colo, ou apresentam de forma genética a luxação de patela que cursa por vezes (sem o tratamento adequado) para ruptura dos ligamentos cruzados do joelho.

Em felinos com síndrome do gato voador, ou aqueles que caem das janelas indo atrás de caças (borboletas, pássaros em geral), estão sujeitos a fraturas. A clínica ortopédica diminuiu bastante com o uso de telas em apartamentos e escadinhas para evitar saltos e pulos em sofás, camas e móveis mais altos. Com a diminuição do impacto dos saltos, joelhos e principalmente e a coluna dos pets tem menor impacto e ajuda no controle da evolução de doenças crônico degenerativas.

Raças predispostas, como os braquicéfalos (ou com rostinho amassado), apresentam sinais precoces de dores e doenças articulares. A hemivértebra é um achado comum nessas raças (através de Raio X), não é diagnóstico de doença e sim um fator predisponente para surgir compressões, hérnias de disco, protrusões entre outras alterações.

Os tratamentos são diversos. Nosso dever é mostrar as opções de tratamento, claro sempre visando o que for melhor para o paciente e seus familiares, e assim decidir em conjunto com as famílias a condução do tratamento.

O Vitale CMV preserva a ética profissional e comprometimento com todos os pacientes e familiares. É fundamental que a ortopedia seja realizada por um profissional especializado na área.

Radiologia Digital

Dra. Caroline Fonseca Messias, especialista em Radiologia e Ultrassonografia

Radiologia Digital

O Vitale | CMV conta com equipe altamente qualificada para a realização de imagem e laudos de Raio X, chefiado pela Dra. Caroline Fonseca Messias. Os laudos e as imagens são entregues ao tutor em até 30 minutos, pré agendados. A digitalização radiográfica implica em diagnósticos rápidos por imagens mais precisas e melhor definidas.

O raio X é a ferramenta complementar para diagnósticos, sendo fundamental para:

-Doenças torácicas: Pneumonias, atelectasia pulmonar, metástases pulmonares, controle de edema pulmonar, efusões, colapso traqueal ou presença de corpo estranho em traquéia ou esôfago e prolongamento de palato mole em braquicefálicos;

-Alterações em tamanho do coração (cardiomegalias em pacientes cardiopatas);  

-Doença crônico degenerativas osteoarticulares: artroses, artrites, tumores ósseos, discopatias (doenças de coluna)

-Alterações abdominais: torção gástrica, tumores em baço (esplênico), ascite (acúmulo de líquido em cavidade abdominal), presença de corpos estranhos, hérnias, obstruções intestinais por causas diversas, constipação e obstipação, megacolon, e presença de cálculos renais, ureter e bexiga (vesicais) quando radiopacos, entre outros.

-Acompanhamento de melhora clínica através de imagem radiográfica, determinando melhor ou pior prognóstico.

O raio X digital contrastado tem indicações específicas e também é realizado no Vitale | CMV para avaliação de obstruções ou pré cirúrgico de alguns procedimentos de vias urinárias (urografia excretora ou uretrocistografia).

Esse método de contraste radiológico também tem indicação para avaliação de obstruções gastrointestinais e esofagograma (para megaesôfago).

O exame é realizado através do uso de contraste. É um procedimento indolor e não necessita de sedação.

Preparo do exame:

É importante lembrar que o exame radiográfico é um método diagnóstico que exige posições adequadas para a detecção da imagem necessária para as diversas patologias.

Por isso, sempre solicitamos que o paciente esteja sem dor para a realização do exame, ou seja, a avaliação clínica e controle de desconforto é condição prévia fundamental.

Alguns pacientes em situações de emergência ou arredios (não permitem manipulação) podem ter indicação de sedação para a realização do exame radiográfico. Nesses casos, o jejum prévio ao exame é solicitado.

Todo paciente a ser radiografado seja acompanhado por um tutor responsável (maior de 18 anos e que não esteja em período de gestação / lactação ou em quimioterapia);

É necessário que o paciente esteja com solicitação do seu médico veterinário para realização do raio X, no momento do exame.

Aceitamos solicitação enviada por email, whatsapp, ou SMS desde que esteja identificada com nome do tutor e do paciente, região a ser radiografada e com data recente da solicitação.

O Vitale CMV preserva a ética profissional alem da transparência com tutores e pacientes realizando exames radiográficos com equipe especializada na área de imagem.

Agende sua consulta!

Silvestres

Dr. Danilo Sato

O Vitale|CMV conta com uma equipe especializada no diagnóstico e tratamento de animais silvestres, realizado pelo Dr. Danilo Sato, alem de ter toda uma infraestrutura preparada para o atendimento do seu pet.

A criação de animais silvestres ou exóticos, chamados tambem de pets não convencionais, aumenta cada vez mais. Observamos, com admiração, a preocupação de tutores em conhecer a espécie e assim entender as necessidades de cada um com o atendimento especializado.

Como cães e gatos, os pets não convencionais precisam passar por orientação de manejo e acompanhamento periódico preventivo para avaliação de sua saúde, melhorando assim a qualidade e expectativa de vida do animal.

Conheça alguns sintomas de animais exóticos que podem ser sinais de doenças:

Aves em geral
– apatia
– falta de apetite
– diarréia
– animal no fundo da gaiola
– animal ‘encorujado’ com as penas todas eriçadas
– traumas nas asas ou patas
– perda de penas
– doenças respiratórios
– falta de canto (em aves canoras)
– doenças nutricionais

Pequenos roedores e coelhos
– apatia
– falta de apetite
– traumas nos membros
– doenças de pele
– problemas odontológicos
– doenças respiratórias
– doenças nutricionais

Serpentes
– apatia
– regurgitação
– disecdise (troca incompleta de pele)
– doenças respiratórias
– doença em cavidade oral

Lagartos
– apatia
– regurgitação
– disecdise (troca incompleta de pele)
– traumas em membros e cauda
– doenças respiratórias
– doença em cavidade oral
– doenças nutricionais e metabólicas

Jabutis e tartarugas de agua doce
– apatia
– perda de apetite
– traumas em membros e carapaça
– doenças respiratórias
– doenças reprodutivas
– doenças nutricionais e metabólicas

Hedgehog (ouriço)
– doenças de pele
– doença locomotora
– doenças nutricionais 

Ferrets
– apatia
– perda de apetite
– doenças locomotoras
– doenças endócrinas

Agende sua consulta!

Ultrassonografia

Dra. Caroline Fonseca Messias

A ultrassonografia abdominal é um método de diagnóstico de imagem seguro, não invasivo, indolor, chefiado pela Dra. Caroline Fonseca Messias, que proporciona a visualização de órgãos abdominais. Hoje, a avaliação de tecidos moles abdominais por ultrassom, é a indicação clínica e cirúrgica mais utilizada na rotina. No Vitale|CMV, os laudos são liberados após a realização imediata do exame, com confiabilidade e precisão. 

A ultrassonografia tem indicação de avaliação na suspeita de: tumores e pesquisas de metástase, hemorragias, avaliação de tecidos urinários (rins, bexiga, ureteres, uretra), testículo e próstata (machos), período gestacional e viabilidade dos fetos, cio ou infecções uterinas (piometra) e cistos ovarianos em fêmeas, ascite (acúmulo de líquido abdominal), presença de corpo estranho em estômago ou intestino, perfurações e rupturas viscerais (baço, bexiga, rins, fígado em traumas e tumores cavitários rompidos), pesquisa de causas de gastroenterites, pancreatites (diagnóstico e avaliação de tratamento), avaliação das glândulas adrenais específico e preciso. 
Preparo do exame ultrassonográfico:

Preparo do paceinte para ultrassonografia:

– Jejum alimentar de 6 a 8 horas alimentar (água deixar a vontade, não dar leite);
– O paciente deve estar 1 a 2 horas sem urinar, antes do exame;
– Uso oral Luftal (1 gota por kg) a cada 8 horas, com início 24 horas antes do exame, por via oral. 

– Vir com 2 acompanhantes para a realização do exame.

O Vitale|CMV preserva a ética profissional e transparência com tutores e pacientes realizando exames radiográficos com especialistas renomados na área de imagem.

Agende sua consulta!

Nossos clientes

Vitale Centro Médico Veterinário © 2019.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por WMorais.