Veterinário em Santos: como escolher um para cuidar do pet - Vitale - Centro Médico Veterinário

Veterinário em Santos: como escolher um para cuidar do pet

Nossos animais são como nossos filhos. Encontrar um veterinário em Santos para fazer o acompanhamento clínico ou atendimento emergencial, recomendo escolher o profissional com o melhor conhecimento na área, fator diferencial para garantir a saúde e a longevidade. 

Infelizmente, alguns tutores acabam fazendo a escolha baseada na localização por pensarem que “que todos os veterinários são iguais”. Como em todas as profissões, há veterinários que podem não realizar o diagnóstico e tratamento da maneira como deve ser. 

Aprenda agora como escolher o melhor veterinário em Santos. 

Quando procurar uma clínica veterinária em Santos?

A Dra Antonella Chiaratti, do Vitale, uma clinica veterinária em Santos, explicou que os animais não devem passar por um profissionais apenas para fazer a vacinação. Entenda os motivos.

Como escolher um veterinário em Santos? 

Muitos veterinários têm consultórios e clínicas em Santos. Com tantas opções, há dificuldade em escolher um bom profissional. Entretanto, existem alguns pontos que podem te ajudar: 

Recomendações de veterinários em Santos

A recomendação sempre deve ser o ponto de partida para sua busca. Entenda: o que é bom, se propaga. Sendo assim, se algum dia você receber a indicação, é porque essa pessoa teve o poder de mudar algo na vida do pet. Seja através do amor demonstrado em consulta ou pela extrema habilidade técnica. 

Procure pessoas próximas que têm animais de estimação e pergunte quanto a atendimento, estrutura da clínica e postura profissional. 

A espécie do animal faz a diferença

Seu pet é doméstico, exótico ou silvestre? É preciso encontrar um veterinário em Santos que tenha habilidade necessária para realizar o atendimento. Certifique-se, antes de ir à consulta, que o profissional seja especializado na espécie. 

Currículo do profissional 

Procure entender mais sobre o currículo do veterinário que irá atender seu pet. Saiba se fez cursos, onde concluiu a graduação, locais em que já trabalhou. Assim como na medicina, o veterinário também tem especialidades, como: clínica geral, cirurgia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia, entre outras. Então, se o seu pet precisar de algum atendimento específico, confira se foi feita alguma especialização por parte do profissional. 

É possível fazer isso pela Internet, através de uma busca rápida no Google. 

 Localização da clínica veterinária 

Quando estiver procurando um veterinário em Santos para seu filho de quatro patas, entenda que a distância não significa muito. Muitas vezes, a clínica mais perto da sua casa pode não ser a melhor. 

O problema de distância pode ser resolvido através de carros de aplicativos (geralmente, desde que na caixa de transporte, aceitem o pet). Se o porte for grande, é possível contratar um taxi-dog. 

Como funciona a clínica

Observe se a clínica é estruturada para receber diversos tipos de casos, como é a higiene do local, os tipos de aparelho disponíveis e como atuam os demais profissionais. 

Pergunte também o horário de funcionamento e como são feitas as consultas de urgência e emergência.  Encontrar uma clínica que atenda 24 horas é muito importante, porque nunca se sabe quando algo de ruim pode acontecer. 

Qual é a característica mais importante em um veterinário em Santos?

Além do conhecimento técnico, um bom veterinário em Santos precisa ser paciente, empático e gostar de ouvir o relato dos tutores em relação ao pet. Outro ponto importante é que o profissional faça perguntas. Através de uma conversa sincera sobre comportamento e hábitos, é possível garantir o bem-estar. 

O carinho com o animal é fundamental. Observe se o veterinário demonstra afeto, preocupação e se faz questão de deixar seu bichinho à vontade. Estabelecer uma confiança, principalmente em um lugar desconhecido, deixará toda a situação mais confortável e evitará traumas. 

A escolha do veterinário em Santos é para sempre? 

“Uma vez que escolhi um profissional para atender meu pet, devo passar sempre com ele?”. Essa é uma pergunta muito comum feita por tutores. 

Para criar um vínculo de confiança, – tanto com humanos, quanto com animais -, é recomendado frequentar apenas um veterinário. Por isso, escolher o profissional certo é essencial. Caso, em algum momento, o profissional não atenda alguma especialidade, poderá repassar para um colega competente. 

Como deve ser a primeira consulta com o veterinário em Santos

Na primeira consulta com o médico veterinário escolhido, é muito importante que tudo seja observado. Desde o comportamento de funcionários da recepção, a infraestrutura e comportamento do animal no local. Bichinhos são muito sensitivos, portanto, é preciso entender se está confortável e sendo tratado bem. 

Durante o atendimento, faça todas as perguntas que achar que deve. Conte sobre todos os comportamentos e avalie se o profissional se interessa por tudo que está falando. 

Com que frequência um veterinário em Santos deve ser visitado?

Se filhote, o animal precisa tomar as vacinas e realizar check-up geral. Caso adulto, as visitas precisam ser realizadas de acordo com a história clínica e doenças pré existentes. O check up deve ser feito uma vez por ano no mínimo, para garantir tratamento precoce e evitar evolução rápida. No mais, em qualquer momento que o bichinho apresente um comportamento diferente, deve ser levado a um profissional. 

Conheça o Centro Médico Veterinário Vitale

O Centro Médico Veterinário Vitale possui experiência nas mais diversas especialidades, como acupuntura, ortopedia, dermatologia e oncologia. Aqui, seus animais domésticos e exóticos são tratados com toda o amor, carinho, qualidade e segurança.

Conheça nossa infraestrutura.

O Vitale está localizado na Avenida dos Bancários, 06, na Ponta da Praia, em Santos. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (13) 3041-3490 ou Whatsapp(13) 3041-3490. Realizamos atendimento de todas as especialidades, incluindo emergencial 24 horas por dia. 

Nos siga no Facebook e Instagram.

CTA-Vitalecmv