Novembro Azul Pet: Doenças de próstata em cachorros - Vitale - Centro Médico Veterinário

Novembro Azul Pet: Doenças de próstata em cachorros

As doenças de próstata não é comum somente em homens, mas também em animais. Os sinais, apesar de silenciosos, podem ser identificados precocemente com a ajuda do tutor. O aumento da frequência urinária, urina escura, urina em pingos, chora ou sente dor (mudando de posição toda vez que vai urinar) por exemplo, são os principais sintomas que não são levados a sério. Com o objetivo da conscientização e prevenção, foi criada a campanha Novembro Azul Pet que tem o objetivo de desvendar tudo sobre o doenças benignas como infecções e inflamações que acontecem por aumento da próstata comprimindo o tamanho da uretra ou a luz por onde passa a urina, que pelos sintomas podem se tornar maligna.

Câncer de próstata em cães e gatos – entenda tudo sobre

O câncer de próstata em cães e gatos é mais propenso em animais idosos (com mais de 12 anos de idade) e, no caso de cachorros, nos cães de raças de pequeno porte.

A doença ocorre quando surgem diversas células cancerígenas na região da próstata, a conhecida glândula sexual que tem a função de proteger os espermatozoides.

O desenvolvimento se dá por causas hormonais e desequilíbrio de testosterona, o que estimula o aumento da região. A identificação é feita por meio de ultrassonografia abdominal, – um exame que possibilita enxergar o tamanho da próstata, presença de cistos ou alterações no tecido -, associada a citologia que identifica se há tecido alterado dentro da glândula. Animais castrados não apresentam essas alterações. O câncer de próstata se dá por alterações frequentes na glândula causada frequentemente por infecções / inflamações recorrentes, porem podem acontecer por outros motivos.

Quais são os principais sintomas do câncer de próstata em cães?

√ Dificuldade para urinar ou aumento da frequência urinária

√ Gotejamento com sangue pelo pênis

√ Espasmos musculares ao tentar urinar, pois a uretra fica pequena e quando a o cão tenta urinar dói

√ Urina com sangue (pode ou não acontecer) mas a urina normalmente fica escura e fétida por infecções urinárias constantes

√ Dificuldade para defecar ou fezes em formato de fita. A posição para defecar tambem provoca dor na região prostática, o cão evita de defecar, pode chorar quando tenta.

√ Infecções urinárias que não passam mesmo com tratamento, ou melhoram e quando interrompe o tratamento os sintomas voltam.

√ Perda de peso

√ Inchaço ou aumento abdominal, ¨pênis penduloso¨ por aumento prostático (“parece que o pênis fica olhando para o chão”)

*Existem a possibilidade de ocorrer febre, vômito e apatia

Formas de tratamento – doenças de próstata em cães tem cura?

O tratamento das doenças prostáticas são solucionadas 99% das vezes com castração somente. Em caos de câncer, é indicada quimioterapia porem a castração tambem é necessária.

Novembro Azul Pet: formas de prevenção do câncer de próstata cães

Os animais envelhecem mais rapidamente que humanos. Portanto, a partir dos quatro anos, é importante realizar check-up anual. A maioria dos tumores ou das doenças prostáticas são benignas e podem ser tratadas a tempo. Entretanto, caso seja maligno, há 80% de chance de complicações, já que a evolução é rápida.

Caso não seja tratado, há a possibilidade de desenvolvimento de complicações anatômicas, como compressão na uretra e reto, e metástase. Portanto, em caso de qualquer suspeita, não espere o tempo certo para consultar a um centro médico veterinário.

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata em cães e gatos é, sem dúvidas, com a castração. O procedimento permite redução de chances em 99%.

O que é o Novembro Azul Pet?

O Novembro Azul Pet é uma campanha de prevenção voltada a tutores de cães e gatos, que tem o objetivo de alertar quanto a uma doença silenciosa: o câncer de próstata.

Se você é de Santos ou região e precisa realizar de um veterinário 24 horas ou de consultas de de rotina, conte com o Centro Médico Veterinário Vitale. A equipe possui experiência nas mais diversas especialidades, como especialidade em felinos, odontologia, anestesiologia, oftalmologia, silvestres e exóticos, nutrologia, endocrinologia, acupuntura, ortopedia, dermatologia e oncologia, além de contar com toda a aparelhagem necessária para o fechamento de um diagnóstico preciso.

Os animais domésticos e exóticos são tratados com toda o amor, carinho, qualidade e segurança. Conheça nossa infraestrutura.

Realizamos atendimento de todas as especialidades, incluindo emergencial 24 horas por dia. Nos Siga Facebook Vitale centro médico veterinário Instagram @vitalecmv

CTA-Vitalecmv