Limpeza de tártaro em cães é perigoso? - Vitale - Centro Médico Veterinário

Limpeza de tártaro em cães é perigoso?

Afinal, a limpeza de tártaro em cães é perigoso? Se você tem um pet em casa que tem o verdadeiro “bafo de onça”, já deve ter parado para fazer essa pesquisa na Internet. 

A remoção de tártaro, apesar de deixar muitos tutores apreensivos, é fundamental para garantir o bem-estar animal, visto que em casos severos, o bichinho pode ter dificuldade para mastigar e sentir muitas dores. 

Caso você esteja preocupado com a segurança do seu filho de quatro patas, aqui vai um recado: não fazer o procedimento é mais perigoso do que fazer. 

Entenda agora o que é o tártaro e como prejudica um pet. 

Quão perigoso é o tártaro? 

O tártaro vai muito além da estética e do cheiro ruim. O excesso de bactérias na boca pode causar dificuldades de mastigação e dor, por conta de um possível desenvolvimento de doença periodontal. 

Mas se você pensa que para por aí, está muito enganado. Na verdade, as bactérias presentes na boca podem migrar para outras partes do corpo. Sendo assim, até mesmo o coração pode ser afetado, levando à endocardite. Outros órgãos bastante afetados são os rins e pulmões. 

Como identificar o tártaro em cães

Se você quer saber se a limpeza de tártaro é perigoso, provavelmente já imagina que seu pet tenha. O principal sinal disso, é claro, é o hálito ruim. Entretanto, há outro sinal claro: a placa bacteriana em manchas amareladas ou esverdeadas, próxima à gengiva ou entre os dentes. 

Em um caso grave, outro sintoma é a dificuldade em mastigar e demonstração de sinais de dor ao morder/comer. 

É possível evitar e viver sem preocupação de saber se a limpeza de tártaro em cães é perigoso?

Não é possível evitar completamente o tártaro em animais. Mas adotando alguns hábitos simples, você pode adiar a necessidade de remoção e não vai precisar se preocupar se a limpeza de tártaro em cães é perigosa. 

1 – Escove os dentes do cachorro o máximo de dias que conseguir, com produtos de uso veterinário. O mínimo recomendado são 3 vezes por semana, além da escovação que é feita no banho e tosa.

2- Ofereça biscoitos para tártaro de marcas de qualidade e com tamanho e textura adequado para o animal, com orientação médica pois alguns só engordam e não controlam as plásticas como deveriam. 

3- Faça check-ups e consultas regulares para avaliar a saúde bucal.

Limpeza de tártaro em cães – como funciona

Caso a placa bacteriana já esteja instalada, não há outra maneira de realizar a limpeza de tártaro senão com a cirurgia. 

A placa bacteriana é removida com o ultrassom odontológico, enquanto o animal está anestesiado, evitando um grande estresse. 

limpeza de tártaro em cães é perigoso

Limpeza de tártaro em cães é perigoso? 

O procedimento de limpeza de tártaro em cães envolve anestesia. Portanto, há sim riscos. Para garantir que seu amigão fique em segurança, conheça algumas questões que devem ser analisadas: 

Qual é a especialidade do veterinário? Assim como médicos de seres humanos, os veterinários têm especialidades. O recomendado é sempre optar por aqueles que possuam amplo conhecimento em odontologia. 

Qual será a anestesia usada? A anestesia recomendada é a inalatória e bloqueios regionais, pois causa menos dor e traz menos riscos. Jamais opte por procedimentos onde não há um anestesiologista presente junto com o cirurgião. 

O profissional tem sua confiança? Além de ser um profissional especialista, você também precisa saber que o médico veterinário é bom. Converse com outros tutores de pets que já tenham realizado o mesmo procedimento e peça o feedback. Só deixe alguém operar seu animal, caso você confie de olhos fechados. 

Como encontrar um veterinário especialista em remoção de tártaro em cães? 

Está sentindo aquele bafinho no seu cão? Antes de diagnostica-lo por si mesmo e tentar soluções caseiras (que são MUITO proibidas), procure um veterinário. Somente um especialista pode dar a solução adequada para o seu animal.

Se você é de Santos e região, pode encontrar respaldo no Vitale. O corpo médico veterinário é especializado nas mais diversas áreas, incluindo odontologia. O tratamento periodontal é mais seguro e mais leve quando é feito com amor. E isso, os profissionais têm de sobra. 

O Vitale, clínica veterinária em Santos, está localizado na Avenida dos Bancários, 06, na Ponta da Praia, em Santos. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (13) 3041-3490 ou Whatsapp (13) 98133-7753. Nos Siga Facebook Vitale centro médico veterinário Instagram @vitalecmv

CTA-Vitalecmv