Exame de sangue em cachorro e gato – como é feito, para que serve e preço - Vitale - Centro Médico Veterinário

Exame de sangue em cachorro e gato – como é feito, para que serve e preço


Você já deve saber, mas é sempre bom ressaltar: um animal não deve ir no veterinário somente quando algum problema aparece. Os exames de rotina são extremamente necessários para prevenção e para identificar doenças ainda no estágio inicial. Um dos mais pedidos pelos veterinários é o exame de sangue em cachorro e gato.

Por meio de uma amostra de sangue venoso, o hemograma (exame de sangue) consegue identificar processos inflamatórios e infecciosos, presença de hemoparasitas, anemias, aponta alterações plaquetárias e sugere problemas de produção de célula sanguínea.

Se você foi em uma clínica veterinária e o profissional solicitou o exame, não fique apreensivo. É um dos exames mais comuns e pode ser solicitado apenas para checar se está tudo bem com o animal.


O que é o hemograma?

O hemograma (exame de sangue em cachorro e gato) é um painel de testes que examina células do sangue. São medidas: hemácias, hemoglobina, hematócrito, leucócitos, plaquetas e proteínas totais.

Dependendo dos resultados, o médico veterinário consegue identificar a presença de infecções, inflamações, anemias e outros problemas.


Preparação para a coleta do exame de sangue em cachorro e gato

O hemograma deve ser feito com o animal em jejum alimentar (de 8 ou 12 horas) e bem descansado. É importante também que a ida até o veterinário não tenha sido estressante, pois os exames podem ter resultados alterados por conta disso.


Quanto tempo demora para coletar o hemograma?

A coleta do exame de sangue em cachorros e gatos é rápida, em menos de um minuto é coletado em animais mais tranquilos. Agora se houver estresse, nervosismo ou agitação, os médicos veterinários podem pedir alguns minutos para acalmar o pet e tentar algumas vezes para que a experiência não seja desgastante.

As amostras de sangue venoso costumam ser coletadas das veias jugular (no pescoço), cefálicas (na pata da frente) ou safena (na pata de trás).


Periodicidade do exame de sangue em cães e gatos

Não existe uma regra sobre o intervalo de tempo que um animal deve realizar o hemograma. O veterinário analisará caso a caso e dependerá, além disso, da presença de sintomas de doenças que são diagnosticadas através do exame.

Em geral, se estivermos falando de check-ups em pets, o recomendado é realizar o exame de sangue anualmente.


Qual o exame de sangue é indicado para cachorros e gatos?

O veterinário pode solicitar o exame de sangue em algumas situações:

  • Check-up;
  • preparação para cirurgia;
  • avaliação de como o organismo responde a um medicamento;
  • Entender a quantidade de sangue no corpo do animal em casos de trauma;
  • Diagnóstico de doenças variadas, como infecções, alergias e quadros inflamatórios.

Qual é o preço do hemograma?

O valor do hemograma varia de cidade para cidade. Em geral, é cobrado entre R$ 50,00 reais.


Existem riscos no exame de sangue em cachorros e gatos?

Além de não existir contraindicações para realização de exame de sangue em cachorros e gatos, os riscos em uma coleta não mínimos. O que pode acontecer é hematoma no local da coleta, inchaço na veia (que pode ser revertido com compressa) e, em casos mais sérios, problemas com a coagulação, causando sangramento contínuo após a coleta. As intercorrências estão relacionadas com os doenças dos animais, porem o tutor é instruído antes o que pode acontecer.


Resultados dos exames de sangue em cachorros e gatos – como funciona?

O médico veterinário é responsável por interpretar os resultados do exame de sangue em cachorro e gato. Nós sabemos que é muito difícil pegar os laudos na mão e não “fuçar” no Google o que cada item representa, mas é importante que faça um esforço. Muitas vezes, o que você acha na Internet não é verdade.

O profissional levará em conta características individuais do animal. Existe um caso que pode exemplicar:

Uma fêmea prenhe tem valores sanguíneos maiores do que a referência. Isso já é esperado. Google não tem essa informação e por isso, entre as respostas, pode vir um “diagóstico” errado.


Resultados alterados

O exame de sangue em cachorro e gato pode ser afetado pelo uso constante de medicamentos que abaixam os níveis de plaquetas, estresse na hora da coleta (pode alterar a contagem de glóbulos brancos), agitação ou esforço físico recente (afeta hemácias, hemoglobina e hematócrito.


Hemograma animal em Santos – Saiba onde fazer o exame de sangue de cachorro e gato

Como você viu acima, a agitação e o estresse alteram resultados e, em grande parte das vezes, faz-se necessária a repetição do exame. Para que seja mais confortável para seu pet, recomendamos sempre fazer o hemograma em uma clínica de confiança, em que seu cachorro ou gato tenha familiaridade. Estar em um ambiente tranquilo e conhecido tornará tudo mais fácil.

Se você é de Santos ou região da Baixada Santista, pode encontrar um local repleto de amor por parte dos profissionais no Centro Médico Veterinário Vitale. Em poucos minutos, a coleta é feita e seu cãozinho ou gatinho pode ficar tranquilo para brincar.


Bem-estar animal é nossa prioridade e, por isso, trabalhamos para que o diagnóstico seja fechado o quanto antes.

O Vitale, clínica veterinária em Santos, está localizado na Avenida dos Bancários, 06, na Ponta da Praia, em Santos. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (13) 3041-3490 ou Whatsapp (13) 98133-7753. Nos Siga Facebook Vitale centro médico veterinário Instagram @vitalecmv

CTA-Vitalecmv