Castração de cachorros e gatos: entenda a importância

castração pets

Castração de cachorros e gatos: entenda a importância

A castração em cachorros e gatos, além de controlar a reprodução, interrompe o ciclo ¨menstrual¨ que gera desconforto, dores, sangramento; auxilia no comportamento e ajuda na prevenção de muitas doenças infecciosas e oncológicas. Mas, ainda assim, muitos tutores são resistentes para realizar o procedimento por medo do bichinho não aguentar a cirurgia.

Será que existe algum perigo por trás da castração? Entenda quais são as vantagens e a importância agora.

O que é a castração de gatos e cachorros?

A castração é uma cirurgia de retirada de útero e ovários de fêmeas, e testes de machos. É realizada por um profissional habilitado, com anestesia geral e tem duração média de uma hora.

Os métodos são pouco invasivos e os pontos, poucos perceptíveis. Após o procedimento, o cachorro ou gato deverá ficar na clínica até acordar e apresentar bons sinais vitais.

Em casa, os tutores podem precisar garantir o repouso pós operatório, só! Estripulias, pulos e saltos podem comprometer a cicatrização e causar inflamação dos pontos. Em torno de uma hora pós operatório, o animal já está recuperado, pronto para correr como se nada tivesse acontecido, porém o repouso é muito importante

Qual é a importância da castração de cachorros e gatos?

– Diminui o risco de doenças no útero, como piometra, mucometra e câncer;

– Diminui risco de câncer de próstata e testicular em machos;

– Menor risco de fugas e brigas por território;

– Elimina sintomas do cio, como latidos e miados excessivos e estado de excitação, além de dores durante o período de cio em fêmeas (machos não têm cio);

– Elimina chance de gravidez psicológica (pseudociese);

– Diminui o hábito de urinar em todo lugar para marcar território.-A reprodução indiscriminada também é evitada com a castração. A superpopulação de cachorros e gatos contribui para maus-tratos e abandono. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães.

Para diminuir essa situação preocupante, realize a castração do seu animal.

Há contraindicações?

Animais debilitados, desidratados ou com baixo peso não devem ser submetidos a cirurgia, a menos que o médico veterinário não veja outra saída, em caso de doenças infecciosas em estado grave (porém o comprometimento do paciente é incomparável).

 

Quais exames devem ser feitos antes da castração de cachorros e gatos?

Nenhum procedimento cirúrgico deve ser realizado sem exames pré operatórios. É recomendado realizar exame de sangue como hemograma, avaliação de enzimas renais e hepáticas e avaliação cardiológica pré cirúrgicos. Em caso de alterações em exames, diagnosticando doenças silenciosas, o procedimento deve ser adiado e realizado somente quando o paciente estiver estável.

Profissionais sérios não realizam nenhum procedimento sem ter o real estado de saudabilidade do paciente.

Qual é o custo da castração de cachorros e gatos?

O valor da castração de cachorros e gatos depende do gênero, espécie e clínica. Em alguns lugares, como ONGs e faculdade, os animais são castrados com custo reduzido. Portanto, não há desculpa para deixar de realizar a cirurgia.

Qual é o período ideal para castrar animais?

A partir dos sete meses, as fêmeas de pequeno porte já estão aptas a castrar. Fêmeas de grande porte têm indicação de realizar o procedimento após 1 ano a 1,5 anos de idade.

Há também uma crença de que é preciso ter, pelo menos, uma cria antes do procedimento. Essa informação é incorreta. Na verdade, estudos apontam que quanto antes for realizado, melhor (principalmente, em fêmeas).

Os machos podem realizar a castração após os 2 anos de idade, não é recomendado castrar antes de um ano de idade. Evite adotar ou comprar machos castrados muito jovens, pois eles têm predisposição a problemas obstrutivos e urinários, obesidade e problemas osteoarticulares.

O que fazer após a castração?

Após a castração, além de ministrar analgésico, é preciso vigiar o seu filho de quatro patas, para realizar repouso. O intuito é evitar com que haja inflamação dos pontos, seja por mexer na região da incisão ou por lambedura, saltos e pulos.

Agende agora a castração do seu animal

Como você viu, a castração é de extrema importância para manter a saúde do animal. Sendo assim, não espere mais para agendar o procedimento.

O Centro Médico Veterinário Vitale possui experiência nas mais diversas especialidades, como clínica de felinos, nefrologia, dermatologia, acupuntura, cardiologia, ortopedia, dermatologia e oncologia, exóticos, odontologia, oftalmologia, nutrologia, ortopedia, anestesiologia. Aqui, seus animais domésticos e exóticos são tratados com todo amor, carinho, qualidade e conforto.

Deixe seu comentário